Temática 1
Tarefa 1 - Bibliografia Anotada
Siemens, George (16-02-2010). Teaching in Social and
Technological Networks. Connectivism.
Acedido a 13/03/2015 em http://www.connectivism.ca/?p=220
George Siemens, professor e investigador na Universidade de Athabasca no
Canadá, apresenta neste artigo o impacto que as redes sociais e as tecnologias
têm sobre a forma como ensinamos e aprendemos. Fala também sobre as alterações
no papel do professor e do aluno quando se trata de aprender em rede. Nesse
contexto, o professor passa a influenciar e moldar uma rede de ligações, em vez
de controlar uma sala de aula, representando um papel diferente do que havia
desempenhado até então. O professor torna-se num nó de ligação de passagem do
conhecimento, tendo o papel fundamental de orientar os alunos para os pontos
mais importantes de determinado conteúdo e os alunos passam a ter um papel mais
ativo na aquisição do conhecimento, adquirindo o papel central no processo
ensino/aprendizagem. Para além desta alteração nos papéis dos intervenientes do
processo, o próprio processo de aprendizagem passa a ser mais flexível, tendo
em conta que os conteúdos passam a estar acessíveis em rede, havendo desta
forma uma desfragmentação dos conteúdos.
O processo
ensino/aprendizagem que se estabelece nas redes sociais tendo como base as
tecnologias, trata-se de uma abordagem totalmente diferente no âmbito da
educação, demarcando desta forma uma viragem no processo do ensino/aprendizagem.
O autor traça uma perspetiva muito interessante e pertinente sobre as mudanças
dos papéis do professor e do aluno, enquanto intervenientes de todo o processo
de aquisição do conhecimento. O professor passa a desempenhar o papel de
orientador no processo de aprendizagem, tendo para isso que adquirir
competências essenciais no âmbito das tecnologias, a fim de auxiliar o aluno na
pesquisa de ligações e matérias necessárias para a procura e construção do
conhecimento.
Siemens, George (12-12-2004). Connectivism: A Learning
Theory for the Digital Age. elearnspace. Acedido a 16/03/2015 http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism.htm
Neste
artigo, George Siemens apresenta uma nova teoria da aprendizagem baseada na Era
Digital que denomina de Teoria do Conetivismo. Começa por analisar as teorias
de aprendizagem existentes e que são ainda utilizadas no sistema educativo.
Aborda a grande evolução e utilização das Tecnologias de Informação e
Comunicação, como o acontecimento que desencadeou o rápido crescimento quanto
ao acesso à informação e como a informação/conhecimento que se encontra na rede
está em constante alteração, devido à sua constante atualização, o que
demonstra que o processo de aprendizagem alterou-se, devido à utilização das
novas tecnologias. Nasce desta forma, pelas mãos de George Siemens, uma nova
teoria que tem como base a aprendizagem na Era Digital, através de ligações
estabelecidas na rede gobal – o Conetivismo. Esta nova teoria foca-se na ligação
de informações especializadas tornando possível promover e manter o fluxo do
conhecimento coletivo.
Este
artigo alavanca uma nova forma de adquirir e construir conhecimento na Era
Digital. Com a evolução e acesso às TIC, surge uma nova forma de estabelecer
ligações entre fluxos de informação, permitindo desenvolver uma nova forma de pensar
e aprender. Estamos perante uma nova teoria de aprendizagem – o Conectivismo –
que veio alterar também o papel do professor e do aluno no contexto do processo
ensino/aprendizagem.
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