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quinta-feira, 19 de março de 2015

Processos Pedagógicos em Elearning

Temática 1
Tarefa 1 - Bibliografia Anotada

Siemens, George (16-02-2010). Teaching in Social and Technological Networks. Connectivism. Acedido a 13/03/2015 em http://www.connectivism.ca/?p=220
George Siemens, professor e investigador na Universidade de Athabasca no Canadá, apresenta neste artigo o impacto que as redes sociais e as tecnologias têm sobre a forma como ensinamos e aprendemos. Fala também sobre as alterações no papel do professor e do aluno quando se trata de aprender em rede. Nesse contexto, o professor passa a influenciar e moldar uma rede de ligações, em vez de controlar uma sala de aula, representando um papel diferente do que havia desempenhado até então. O professor torna-se num nó de ligação de passagem do conhecimento, tendo o papel fundamental de orientar os alunos para os pontos mais importantes de determinado conteúdo e os alunos passam a ter um papel mais ativo na aquisição do conhecimento, adquirindo o papel central no processo ensino/aprendizagem. Para além desta alteração nos papéis dos intervenientes do processo, o próprio processo de aprendizagem passa a ser mais flexível, tendo em conta que os conteúdos passam a estar acessíveis em rede, havendo desta forma uma desfragmentação dos conteúdos.


O processo ensino/aprendizagem que se estabelece nas redes sociais tendo como base as tecnologias, trata-se de uma abordagem totalmente diferente no âmbito da educação, demarcando desta forma uma viragem no processo do ensino/aprendizagem. O autor traça uma perspetiva muito interessante e pertinente sobre as mudanças dos papéis do professor e do aluno, enquanto intervenientes de todo o processo de aquisição do conhecimento. O professor passa a desempenhar o papel de orientador no processo de aprendizagem, tendo para isso que adquirir competências essenciais no âmbito das tecnologias, a fim de auxiliar o aluno na pesquisa de ligações e matérias necessárias para a procura e construção do conhecimento.




Siemens, George (12-12-2004). Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. elearnspace. Acedido a 16/03/2015 http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism.htm

Neste artigo, George Siemens apresenta uma nova teoria da aprendizagem baseada na Era Digital que denomina de Teoria do Conetivismo. Começa por analisar as teorias de aprendizagem existentes e que são ainda utilizadas no sistema educativo. Aborda a grande evolução e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, como o acontecimento que desencadeou o rápido crescimento quanto ao acesso à informação e como a informação/conhecimento que se encontra na rede está em constante alteração, devido à sua constante atualização, o que demonstra que o processo de aprendizagem alterou-se, devido à utilização das novas tecnologias. Nasce desta forma, pelas mãos de George Siemens, uma nova teoria que tem como base a aprendizagem na Era Digital, através de ligações estabelecidas na rede gobal – o Conetivismo. Esta nova teoria foca-se na ligação de informações especializadas tornando possível promover e manter o fluxo do conhecimento coletivo.

Este artigo alavanca uma nova forma de adquirir e construir conhecimento na Era Digital. Com a evolução e acesso às TIC, surge uma nova forma de estabelecer ligações entre fluxos de informação, permitindo desenvolver uma nova forma de pensar e aprender. Estamos perante uma nova teoria de aprendizagem – o Conectivismo – que veio alterar também o papel do professor e do aluno no contexto do processo ensino/aprendizagem.

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