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quarta-feira, 22 de abril de 2015

Atividade 1 e 2 - Metodologias de Projeto em Elearning


O projeto baseia-se na vontade de alterar determinada realidade. Trata da planificação de algo para atingir um determinado objectivo e, segundo Serrano, “Tem como missão prever, orientar e preparar bem o caminho do que se vai fazer” Serrano apud Miranda & Cabral (2012:14).
Podemos dizer então que um projecto trata-se de um documento que se constrói tendo em conta determinados objetivos que visam alterar a realidade a fim de solucionar determinado problema. Contudo, temos de ter em conta que um projeto deverá ser um documento escalável, ou seja, possível de se adequar sempre que haja essa necessidade ou seja "sempre que se demonstre que o caminho escolhido não é o mais eficaz ou quando, por qualquer motivo a realidade sofra uma transformação." Miranda & Cabral (2012:20).
Outro aspeto importante relativamente ao conceito de projeto é que este deverá manter a sua coerência interna, mantendo deste modo “um quadro de valores bem definido, uma problemática identificada e um conjunto de problemas hierarquizadas, a definição de objetivos claros, compatíveis com a situação e uma opção por um conjunto de actividades bem organizada e calendarizada” Miranda & Cabral (2012:21). Desta forma as acções propostas no projecto poderão alcançar os objectivos proposto.
A base da construção de qualquer projecto parte do princípio de que existe um “profundo conhecimento da realidade onde se vai realizar a intervenção.” Miranda & Cabral (2012:18). Passa pela observação e estudo aprofundados dessa mesma realidade para que se possam definir “carências e as aspirações, as fraquezas e as forças, as expectativas e os entraves” Miranda & Cabral (2012:18), para que se consiga definir uma problemática. É a partir desta problemática que se consegue hierarquizar os problemas detetados para que se consigam encontrar soluções.
Por outro lado temos o papel dos intervenientes envolvidos no projeto. Para que este seja bem-sucedido é imprescindível o envolvimento de todos os intervenientes, passando a estar integralmente entrelaçados no processo desde o seu início, “criando um compromisso pessoal, um laço afectivo que os leve a cooperar ativamente no desenrolar das actividades.” Miranda & Cabral (2012:19).
Outro aspeto fundamental para que o projecto seja bem-sucedido é o tipo de liderança do mesmo. Quem desempenha esse papel, deverá ter a capacidade de detetar problemas de gestão e avaliar todo o processo, para que possa propor, ao longo do decorrer do projecto, retificações que sejam necessárias.
O êxito do projecto passa também pelo rigor e pela aplicação de um processo de avaliação formativa a efectivar nas diferentes fazes de execução.
Abraço
AnaToscano

Bibliografia:
Miranda. B, Cabral. P (2012). Projetos de Intervenção Educativa.


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