Tarefa 2 - Representação Visual do PLE pessoal
Nesta súbita procura pelo
conceito de PLE – Personal Learning Environment, foi proposta na Unidade
Curricular - Processos Pedagógicos em Elearning, a construção da representação
da nossa própria PLE.
É um exercício de
reflexão e retrospeção sobre a forma como é formado o nosso AVA - Ambiente Virtual
de Aprendizagem, tendo em conta todos os recursos que utilizamos na construção
e partilha do conhecimento.
Ao iniciar a esquematização da
minha PLE, deparei-me com uma panóplia de ferramentas que utilizo no meu dia-a-dia
de forma automática e totalmente espontânea, concluindo que as mesmas fazem
parte integrante e fundamental do meu crescimento cognitivo e construtivo do
pensamento/reflexão.
A diversidade de recursos que
estão disponíveis on-line, proporcionam-nos uma maior liberdade e facilidade de
partilha, permitindo o trabalho colaborativo.
Assumi quatro áreas na minha PLE:
- · Comunicação
- · Publicação e Partilha
- · Procura de Informação
- · Produção
Julgo que através destes grupos,
conseguimos ter uma visão abrangente da funcionalidade de cada ferramenta,
assim como conseguimos averiguar que temos ao nosso dispor, através da Web, um
leque variadíssimo de ferramentas que podem ser utilizadas de forma gratuita e
de uso bastante acessível no que conta à sua utilização, sendo consideradas
ferramentas do tipo “friendly”.
Para recriar a minha PLE utilizei
o Prezi (uma ferramenta on-line e gratuita) que se encontra disponível no link abaixo indicado:
De seguida, com base na
ferramenta disponível on-line Mindmeister, elaborei o mapa mental da estrutura
da minha PLE em maior detalhe, distinguindo algumas subáreas, onde incluí as
ferramentas que mais utilizo na produção de trabalhos, na pesquisa de
materiais, e na partilha dos recursos que produzo ao longo do processo de
aprendizagem.
Mapa Mental do meu PLE |
Este trabalho contribuiu para a verdadeira tomada de consciência do número considerável de ferramentas digitais que utilizamos em vários contextos na nossa vida. Um verdadeiro Ambiente Pessoal de Aprendizagem com base em ferramentas da Web 2.0, que nos permite ampliar os nossos conhecimentos, e que nos proporciona, através de um ambiente colaborativo e totalmente conetivista, abarcar um mundo de informação e partilhar para contribuir na construção do conhecimento coletivo.
Ao longo das leituras realizadas e das pesquisas efetuadas, deparei-me com uma certa variabilidade do conceito PLE. Nomes como Ron Lubensky (2006), George Siemens (2007), Terry Anderson (2007), Stephen Downes (2006), apresentam definição do conceito PLE que variam em alguns aspetos:
"A Personal Learning Environment is a facility for an individual to access, aggregate, configure and manipulate digital artefacts of their ongoing learning experiences." (Ron Lubensky, 2006 apud Mota, 2009)
"...a collection of tools, brought together under the conceptual notion of openness, interoperability, and learner control. As such, they are comprised of two elements - the tools and the conceptual notions that drive how and why we select individual parts. PLEs are a oncept-entity." (George Siemens, 2007 apud Mota, 2099)
“A PLE is a web interface into the owners’ digital environment” (Terry Anderson, 2007 apud Mota, 2009)
"[t]he PLE is an approach not an application" (Stephen Downes, 2006 apud Mota, 2009)
Cabe a cada um de nós refletir e criar uma PLE de valor assim como alimenta-la para que o "Learning Enviroment" de cada um torne-se rico em conhecimento.
Acredito que durante o meu percurso de aquisição e partilha de conhecimento, irão surgir outras ferramentas a juntar à minha PLE, sendo este um conceito de grande escalabilidade.
Ao longo das leituras realizadas e das pesquisas efetuadas, deparei-me com uma certa variabilidade do conceito PLE. Nomes como Ron Lubensky (2006), George Siemens (2007), Terry Anderson (2007), Stephen Downes (2006), apresentam definição do conceito PLE que variam em alguns aspetos:
"A Personal Learning Environment is a facility for an individual to access, aggregate, configure and manipulate digital artefacts of their ongoing learning experiences." (Ron Lubensky, 2006 apud Mota, 2009)
"...a collection of tools, brought together under the conceptual notion of openness, interoperability, and learner control. As such, they are comprised of two elements - the tools and the conceptual notions that drive how and why we select individual parts. PLEs are a oncept-entity." (George Siemens, 2007 apud Mota, 2099)
“A PLE is a web interface into the owners’ digital environment” (Terry Anderson, 2007 apud Mota, 2009)
"[t]he PLE is an approach not an application" (Stephen Downes, 2006 apud Mota, 2009)
Cabe a cada um de nós refletir e criar uma PLE de valor assim como alimenta-la para que o "Learning Enviroment" de cada um torne-se rico em conhecimento.
Acredito que durante o meu percurso de aquisição e partilha de conhecimento, irão surgir outras ferramentas a juntar à minha PLE, sendo este um conceito de grande escalabilidade.
Bibliografia:
MOTA, José (2009). Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (2); pp. 5-21, Novembro de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
Olá Ana,
ResponderEliminarParabéns pelo trabalho. Adorei a apresentação no Prezi.
O eu trabalho reflete como utiliza muito bem as ferramentas tecnológicas.O seu texto ficou simples, clara e objetivo.
Abraços,
Renata
Olá Renata :)
EliminarObrigado pelo comentário! Todas as opiniões contam para que possamos ter uma percepção sobre o nosso trabalho.
Forte abraço
AnaToscano
Olá Ana
ResponderEliminarParabéns pela representação. Muito bem feito.
Tal como tu achei a necessidade de categorizar as ferramentas.
Percebi também que algumas ferramentas, pelas suas funcionalidades, cabem em mais de uma categoria.
Vejo também que usa algum software de edição audivisual... qual é a sua filosofia sobre software livre?
Uma comentário: é interessante como só nos apercebemos da quantidades de ferramentas que usamos no dia-a-dia quando alguém nos pede um trabalho como este.
Uma abraço
António
Olá António :D
EliminarComo forma de organizar melhor as ferramentas que utilizo, achei melhor categoriza-las. Tal como referes, apercebemo-nos que a mesma ferramenta é utilizada em vários contextos.
Relativamente a software de edição audiovisual, utilizo o photoshop, mas para edição vetorial gosto de utilizar o Ilustrator (embora não tenha na minha PLE), mas quando n há essa possibilidade utilizo o Gimp ou o Incskape. É uma boa opção e é free o que é otimo. Conseguem-se realizar trabalho muito bons com ferramentas open source.
Um abraço
AnaToscano
Olá Ana,
ResponderEliminarParabéns pelo teu trabalho!!! Como sempre está ótimo e claro :)
Bjinhos
Olá Hélder,
EliminarObrigado por deixares o teu comentário :)
Beijinho
AnaToscano
Bom dia Ana,
ResponderEliminarMuito bom o teu trabalho :) Gostei da forma como está concedido e as diversas fases em que o elaboras.
@braço,
António
Olá António,
EliminarTrata-se de um processo em fase de crescimento...pelo andar da carruagem, esta PLE vai crescer... e a tua também :)
Beijinho
AnaToscano
Parabéns pelo trabalho, Ana! Claro e objetivo.
ResponderEliminarAbraços
Eliane
Fico muito contente por deixares aqui a tua opinião Eliane :D
EliminarBeijinho
AnaToscano
Olá Anocas,
ResponderEliminarClaro e fresco!!!
Deixei um comentário mais detalhado no SOL... :)
Um abraço,
ana
Olá Aninhas ;)
EliminarObrigado!
Beijocas grandes
Parabéns Ana, gostei da forma como delineaste e caraterizaste a tua apresentação visual. Muito bom apreciar este teu trabalho.
ResponderEliminarOlá Vany :D
EliminarMuito obrigado pelo comentário.
grande beijinho
Gostei muito!! :)
ResponderEliminarParabéns pelo trabalho! Bjs
Olá Bruna :)
ResponderEliminarObrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário. Vamos falando.
Beijo