Temática II – Os Personal Learning
Environments
Tarefa 1 - Bibliografia Anotada
Anderson, T. (2006). PLE’s
versus LMS: Are PLEs ready for Prime time? Virtual Canuck. Disponível em http://terrya.edublogs.org/2006/01/09/ples-versus-lms-are-ples-readyfor-prime-time/ [acedido em 15-04-2015].
Em
“PLE’s versus LMS: Are PLEs ready for Prime time?” , Terry Anderson explica o
que é uma PLE, descrevendo-o como sendo “um sistema de portfólio que permite ao
utilizador manter o seu repositório de conteúdo” de forma a poder compartilhar
o seu conteúdo, atribuindo-lhe um carisma social, na medida em que se consegue
manter ligações que permitem a aprendizagem cooperativa.
Terry
Anderson faz uma comparação enumerando algumas vantagens e desvantagens da aplicação
de um sistema de ensino baseado em LMS/PLE’s. Destaca os PLE´s por ser
“projetado principalmente como um ambiente de aprendizagem pessoal ao longo da
vida”, não limitando o processo de aprendizagem à sala de aula.
Já
o LMS é caracterizado como sendo uma ferramenta que proporciona um ambiente de
aprendizagem onde “Os alunos têm a expectativa de que seus comentários, imagens
e ideias são criados e compartilhados dentro deste ambiente protegido” não
estando desta forma expostos na Web.
Estas
são algumas das ideias que Terry Anderson coloca no seu blog neste artigo,
transmitindo-nos ideias e pontos de vista bastante sólidos sobre a as vantagens
e desvantagens da aplicação de LMS ou PLE no sistema de ensino.
Para
além de gostar da visão de Terry Andersons, considero importantes os aspetos
que o autor evidencia sobre a temática, deixando-nos com uma noção real de
ambos os conceitos – PLE e LMS.
Rodrigues,
P.; Miranda, G. (2013). Ambientes pessoais de aprendizagem: conceções e
práticas. In RELATEC – Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa,
12(1), 23-34. Disponível em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9584/1/997-4403-1-PB.pdf [acedido em 14/04/2015].
Neste
artigo, os autores evidenciam a importância do estudo das PLE’s (Personal
Learning Environments) nomeadamente quando se trata da sua aplicação em áreas
direcionadas à educação.
Elaboram
um estudo que é explicado de forma muito clara, tendo sido feita a divisão do
artigo em quatro tópicos. O primeiro consiste na apresentam de uma definição e
origem do conceito de PLE. De seguida apresentam e fundamentam as metodologias
adotadas no estudo elaborado, onde indicam os elementos essenciais do seu estudo
(instrumentos utilizados, participantes, variáveis em estudo, técnicas de
recolha de dados, organização e análise de dados). Seguidamente expõem os dados
recolhidos de forma organizada, para apresentarem posteriormente os resultados
obtidos da investigação realizada.
O
estudo apresentado tem como base um questionário direcionado a profissionais da
educação a fim de recolher dados sobre qual a perceção dos educadores sobre o
conceito e aplicação das PLE no ensino, tendo como base uma serie de questões
específicas sobre a temática.
Os
resultados obtidos através dos questionários conduziram à conclusão de que, “o
perfil «digital» dos educadores é pouco compatível com as características do
PLE”. Para além disso constatou-se também que nem sempre existem as condições
ideias/desejadas para a implementação de uma aprendizagem baseada na Web.
Contudo muitos dos educadores inquiridos reconhecem que o PLE é “útil no
processo de aprendizagem” visto que a sua utilização gera mecanismos de
auto-orientação do estudo, permitindo desenvolver novas competências.
A
escolha deste artigo recaiu sobre facto de se tratar de um estudo bem
elaborado, tendo como público-alvo uma realidade onde se consegue adquirir uma
maior perceção por parte de quem está a realizar a investigação. Para além de
estar muito bem fundamentado, apresenta uma estrutura bastante clara sobre o
estudo efetuado.
http://pt.slideshare.net/anaftoscano/ana-toscano-tematica2bibliografia
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