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sexta-feira, 17 de abril de 2015

Personal Learning Evironments

Temática II – Os Personal Learning Environments



Tarefa 1 - Bibliografia Anotada



Anderson, T. (2006). PLE’s versus LMS: Are PLEs ready for Prime time? Virtual Canuck. Disponível em http://terrya.edublogs.org/2006/01/09/ples-versus-lms-are-ples-readyfor-prime-time/ [acedido em 15-04-2015].

Em “PLE’s versus LMS: Are PLEs ready for Prime time?” , Terry Anderson explica o que é uma PLE, descrevendo-o como sendo “um sistema de portfólio que permite ao utilizador manter o seu repositório de conteúdo” de forma a poder compartilhar o seu conteúdo, atribuindo-lhe um carisma social, na medida em que se consegue manter ligações que permitem a aprendizagem cooperativa.
Terry Anderson faz uma comparação enumerando algumas vantagens e desvantagens da aplicação de um sistema de ensino baseado em LMS/PLE’s. Destaca os PLE´s por ser “projetado principalmente como um ambiente de aprendizagem pessoal ao longo da vida”, não limitando o processo de aprendizagem à sala de aula.
Já o LMS é caracterizado como sendo uma ferramenta que proporciona um ambiente de aprendizagem onde “Os alunos têm a expectativa de que seus comentários, imagens e ideias são criados e compartilhados dentro deste ambiente protegido” não estando desta forma expostos na Web.
Estas são algumas das ideias que Terry Anderson coloca no seu blog neste artigo, transmitindo-nos ideias e pontos de vista bastante sólidos sobre a as vantagens e desvantagens da aplicação de LMS ou PLE no sistema de ensino.
Para além de gostar da visão de Terry Andersons, considero importantes os aspetos que o autor evidencia sobre a temática, deixando-nos com uma noção real de ambos os conceitos – PLE e LMS.



Rodrigues, P.; Miranda, G. (2013). Ambientes pessoais de aprendizagem: conceções e práticas. In RELATEC – Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 12(1), 23-34. Disponível em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9584/1/997-4403-1-PB.pdf [acedido em 14/04/2015].

Neste artigo, os autores evidenciam a importância do estudo das PLE’s (Personal Learning Environments) nomeadamente quando se trata da sua aplicação em áreas direcionadas à educação.
Elaboram um estudo que é explicado de forma muito clara, tendo sido feita a divisão do artigo em quatro tópicos. O primeiro consiste na apresentam de uma definição e origem do conceito de PLE. De seguida apresentam e fundamentam as metodologias adotadas no estudo elaborado, onde indicam os elementos essenciais do seu estudo (instrumentos utilizados, participantes, variáveis em estudo, técnicas de recolha de dados, organização e análise de dados). Seguidamente expõem os dados recolhidos de forma organizada, para apresentarem posteriormente os resultados obtidos da investigação realizada.
O estudo apresentado tem como base um questionário direcionado a profissionais da educação a fim de recolher dados sobre qual a perceção dos educadores sobre o conceito e aplicação das PLE no ensino, tendo como base uma serie de questões específicas sobre a temática.
Os resultados obtidos através dos questionários conduziram à conclusão de que, “o perfil «digital» dos educadores é pouco compatível com as características do PLE”. Para além disso constatou-se também que nem sempre existem as condições ideias/desejadas para a implementação de uma aprendizagem baseada na Web. Contudo muitos dos educadores inquiridos reconhecem que o PLE é “útil no processo de aprendizagem” visto que a sua utilização gera mecanismos de auto-orientação do estudo, permitindo desenvolver novas competências.
A escolha deste artigo recaiu sobre facto de se tratar de um estudo bem elaborado, tendo como público-alvo uma realidade onde se consegue adquirir uma maior perceção por parte de quem está a realizar a investigação. Para além de estar muito bem fundamentado, apresenta uma estrutura bastante clara sobre o estudo efetuado.


http://pt.slideshare.net/anaftoscano/ana-toscano-tematica2bibliografia


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