Fonte
1 – Casa das Ciências
Este é um site onde são divulgados
recursos educativos abertos para os vários ciclos de ensino. É um portal muito completo e muito bem estruturado. As pesquisas são feitas com
base numa serie de critérios, os recursos podem ser classificados pelos
utilizadores, para que futuros visitantes possam ter uma visão da
aceitação/satisfação de cada recurso. Quanto à qualidade dos recursos, esses
passam sempre por uma avaliação científica e pedagógica. Os recursos apresentados neste site, ficam
sujeitos a uma licença Creative Commons com a atribuição Partilha nos Termos da
Mesma Licença designada como BY-SA. Esta licença permite a sua distribuição e
utilização livre, não sendo autorizadas utilizações para fins comerciais. É
obrigatório que ao autor seja dado o crédito pela criação da sua obra, como
também é obrigatório que as obras derivadas, sejam licenciadas nos mesmos
termos em que o foi a obra inicial com a indicação do autor inicial.
Fonte 2 – Escola Digital
Escolhi este repositório por ser um otimo recurso para professores e alunos de todas as áreas disciplinares e de todos os ciclos de aprendizagem. Todos os recursos depositados nesta fonte de recursos, são licenciados com Creative Commons CC – BY o que permite a utilização do recurso de forma livre. Para além das licenças Creative Commons, este repositório de recursos educativos abertos é de fácil navegação. A pesquisa de materiais é muito intuitiva. Os materiais que podemos encontrar, são bastante diversificados.
Fonte 3 – GEORED – Recursos Educativos Digitais para o Ensino da
Geografia
Embora a geografia não seja a minha área, ao pesquisar REA’s encontrei este repositório direccionado apenas para a área da Geografia, que a meu ver é muito interessante.
Todos
os recursos que aqui se encontram, são licenciados com licença Creative
Commons (CC – BY – NC – SA) permitindo
desta forma copiar e
redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar, e
criar a partir do original. Para além dos recursos terem este tipo de CC, a
qualidade dos recursos aqui presente, têm a aprovação de patentes prestigiadas,
conferindo-lhes qualidade.
ESCOLHA DE 2 RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS DISPONÍVEIS ONLINE
Rumo à
conclusão da Temática II da Unidade Curricular Materiais e Recursos para
E-learning, apresento dois REA que se encontram disponíveis online.
Nesta atividade
foram tidos em conta os seguintes pontos:
- Publicar dos endereços onde os REA podem ser consultados;
- Indicar dos critérios, explicitados e fundamentados sinteticamente, que presidiram na escolha dos recursos;
- Indicar as adaptações aos REA (caso se aplique e estas sejam permitidas);
- Planificação da atividade aplicando os REA escolhidos
Os Recursos escolhidos são:
- 1º REA - Topologias de Rede/ Dispositivos Concentradores
- 2º REA - CompTIA - Topologias de Redes
Critérios de
Seleção
A escolha da temática dos REA recaíram sobre a minha área profissional – Informática.
Ambos os
recursos apresentam uma linguagem acessível, abordando o tema de uma forma
bastante dinâmica e interativa, tendo início num vídeo, passando por uma
apresentação mais expositiva dos conteúdos, dando lugar à reflexão e debate,
culminando num exercício interativo, como forma de consolidar e avaliar os
conteúdos apresentados.
- 1º REA
O autor do
Powerpoint, explica de forma simples e bastante esclarecedora as várias
topologias de rede existentes, assim como elabora a relação vantagens e
desvantagens da utilização de cada uma.
Apresentação PowerPoint sobre "Topologias das Redes" |
Utiliza uma
linguagem científica correta, e ao mesmo tempo adequada à facha etária (ensino
secundário). Para além da apresentação, o exercício interativo de consolidação
dos conteúdos também é adequado.
Imagem da Aplicação "Exercísio3.htm" |
Apesar de não
conseguirmos alterar o exercício interativo, a apresentação em powerpoint é de
acesso livre, no sentido em que podemos sempre remixar o conteúdo.
Em termos de
acesso, este recurso encontrasse num repositório que necessita de registo para
ser acedido, contudo, tratasse de um repositório com materiais fornecidos e
revistos por educadores de cada área específica.
Estes são Recursos
Educacinais Abertos com licença Creative Commons.
- 2º REA
Este vídeo é bastante
acessível e completo. Aborda com detalhe as
topologias de redes de computadores e as suas finalidades. É um recurso
reutilizável, na medida em que podemos visualizar o vídeo sempre que queiramos.
O Vídeo
encontrasse no Youtube, e é muito completo relativamente à temática em questão.
Em termos de
licenciamento, este vídeo não está licenciado com Creative Commons.
Adaptações aos REA escolhidos
No que concerne
a adaptações dos recursos escolhidos, poderíamos acrescentar conteúdos à apresentação powerpoint que são abordados no vídeo, para que esta pudesse ficar um pouco mais completa, assim como poderíamos melhorar o exercício
interativo de consolidação dos conteúdos, com alguns aspetos abordados no
vídeo, assim como fazer uma melhoria na interface do exercício.
Planificação da atividade proposta
Esta é uma atividade a realizar numa aula de 90 minutos.
Objetivos
- Identificar e definir as diferentes topologias de redes;
- Identificar as vantagens e desvantagens de cada topologia de redes.
Conteúdos
- Topologias de redes
Público alvo
- Alunos do ensino secundário/profissional
Estratégias/Atividades
- Visionamento do Vídeo do youtibe https://www.youtube.com/watch?v=ErMo4OacERo
- Debate dos assuntos apresentados tendo como auxílio a apresentação Powerpoint;
- Exercício interativo de consolidação doc conteúdos lecionados.
Recursos
- Computador com acesso à internet
- Projetor multimédia
- Os REA’s indicados
Avaliação
A avaliação é feita através da realização do 2º REA - exercício interativo de consolidação dos conteúdos, assim como na observação direta dos alunos realizada durante a aula.
Parece-me importante também a partilha de recursos que embora não sejam da nossa área cientifica como o caso do que referes na fonte 3 mas que são igualmente relevantes e podem mesmo catapultar-nos para outras coordenadas que nos possam ser úteis no caminho que trilhamos. Lembro-me de passar por um do género onde a valência era a matemática e confesso que o estive para referir mas vou optar por um outro como terceira escolha. Abraço. Anrónio
ResponderEliminarOlá António,
ResponderEliminarObrigado pelo comentário ;)
É verdade...
Depois de mergulharmos profundamente na pesquisa de REA's vemos que existem materiais de grande qualidade. Este pareceu-me muito bem conseguido, mesmo por ser específico. Gosto de sites direccionados apenas para uma área como é o caso da fonte n.º3. Com mais calma vou ver se encontro alguma repositório dentro da minha área científica.
Abr@ço :D
AnaToscano
Olá Ana, gostei muito dos repositórios que apresentas aqui, pois dá para ver que eles estão bem estruturados. Fiquei muito impressionada com a variedade de material que os REAs estão a disponibilizar em diferentes áreas e com a facilidade de acesso a estes repositórios. Isto mostra que o conhecimento esta a ser cada vez mais descentralizado.
ResponderEliminarAbraços,
Sónia.
Olá Sónia,
ResponderEliminarDe facto a descentralização do conhecimento é um elemento fundamental para a proliferação do conhecimento. Estes repositórios licenciados com CC permitem a reutilização de saberes para a criação de novos saberes.
Abraços
AnaToscano
Olá, Ana! Eu já conhecia esses repositórios. Eles são muito bons, bem organizados e de fácil consulta. Os professores da escola onde trabalho utilizam muito a Escola Digital.
ResponderEliminarAbraços
Eliane
É verdade Eliane,
EliminarA Escola Digital é muito utilizada pelos colegas docentes também aqui em Portugal.
Abraço
AnaToscano
Olá, Ana!
ResponderEliminarMuito interessantes as suas sugestões! Adorei a Casa das Ciências. Que espaço lindo e cheio de novidades. Fiquei imaginando trabalhar com temas encontrados lá.
Obrigada!
Olá Aparecida :D
EliminarEsta partilha é sem duvida de extrema importância para a criação de uma inteligência colectiva.
Obrigado pelo comentário :D
Beijo grande
AnaToscano
Olá Ana,
ResponderEliminarEscolhi um recurso da escola digital para analisar. Estou encantada com o repositório.
Boa dica para educadores,com certeza vou utiliizá - lo a partir de agora.
Um grande abraço,
Renata
Olá, Ana.
ResponderEliminarOs REAs indicados são interessantes. Gostei das tuas estratégias de atividades.
A interação aqui realizada nos oferece boas ideias para criar novos REAs.
Grande abraço.
Aparecida Torres
Olá Aparecida,
EliminarObrigado pelo comentário :)
Ao contrário do que se possa pensar, a partilha é de facto o caminho a seguir. Para quê trancar a sete chaves os materiais que produzimos, não é!
Esta mini aplicação interativa torna a aprendizagem mais interessante para o aluno, possibilitando dar uma aula diferente daquela que estão habituados. É aí que a utilização das Novas Tecnologias entra.
Um grade abraço
AnaToscano
Olá Ana
ResponderEliminarTal como a Aparecida, gostei da Casa das Ciências já guardei o link no Diigo pois nunca se sabe quando vou precisar.
Tmabém gostei do seu plano de aula. Por acaso é professora?
Um abraço
António
Olá António,
ResponderEliminarObrigado pelo comentário :)
Sim. Sou professora de Informática e dou aulas a cursos profissionais na área das tecnologias. Nesta profissão, a partilha é algo que deve ser tomada como prática habitual. Contudo ainda existem muitos colegas que não são muito adeptos da modalidade :)
Mas julgo que com o tempo as mentalidades alteram e começam a ver o lado positivo. Ainda há um longo caminho a percorrer.
Abraço
AnaToscano
Olá Ana!
ResponderEliminarGostei do seu trabalho e concordo com o que disse, infelizmente parece-me, também, que na nossa área há muita falta de partilha de materiais entre colegas. Quem sabe o "r21" possa ser uma forma de aprofundar este campo.
Abraço,
Lúcia
Olá Ana,
ResponderEliminarGostei dos teus repositórios, eles são muito interessantes, principalmente a casa das ciências e a escola digital. Obrigada pela partilha.
Abraços
Paula