Etiquetas

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Seleção e utilização de Recursos Educacionais Abertos

No âmbito da Unidade Curricular Materiais e Recursos para o Elearning, e concretizando a proposta relativa à atividade II, deixo aqui três fontes/repósitos de Recursos Educativos Abertos, que considero interessantes.

Fonte 1 – Casa das Ciências
Este é um site onde são divulgados recursos educativos abertos para os vários ciclos de ensino. É um portal muito completo e muito bem estruturado. As pesquisas são feitas com base numa serie de critérios, os recursos podem ser classificados pelos utilizadores, para que futuros visitantes possam ter uma visão da aceitação/satisfação de cada recurso. Quanto à qualidade dos recursos, esses passam sempre por uma avaliação científica e pedagógica. Os recursos apresentados neste site, ficam sujeitos a uma licença Creative Commons com a atribuição Partilha nos Termos da Mesma Licença designada como BY-SA. Esta licença permite a sua distribuição e utilização livre, não sendo autorizadas utilizações para fins comerciais. É obrigatório que ao autor seja dado o crédito pela criação da sua obra, como também é obrigatório que as obras derivadas, sejam licenciadas nos mesmos termos em que o foi a obra inicial com a indicação do autor inicial.


Fonte 2  Escola Digital




Escolhi este repositório por ser um otimo recurso para professores e alunos de todas as áreas disciplinares e de todos os ciclos de aprendizagem. Todos os recursos depositados nesta fonte de recursos, são licenciados com Creative Commons CC – BY o que permite a utilização do recurso de forma livre. Para além das licenças Creative Commons, este repositório de recursos educativos abertos é de fácil navegação. A pesquisa de materiais é muito intuitiva. Os materiais que podemos encontrar, são bastante diversificados.



Fonte 3 – GEORED – Recursos Educativos Digitais para o Ensino da Geografia

Embora a geografia não seja a minha área, ao pesquisar REA’s encontrei este repositório direccionado apenas para a área da Geografia, que a meu ver é muito interessante.
Todos os recursos que aqui se encontram, são licenciados com licença Creative Commons  (CC – BY – NC – SA) permitindo desta forma copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar, e criar a partir do original. Para além dos recursos terem este tipo de CC, a qualidade dos recursos aqui presente, têm a aprovação de patentes prestigiadas, conferindo-lhes qualidade.




ESCOLHA DE 2 RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS DISPONÍVEIS ONLINE

Rumo à conclusão da Temática II da Unidade Curricular Materiais e Recursos para E-learning, apresento dois REA que se encontram disponíveis online.

Nesta atividade foram tidos em conta os seguintes pontos:

  • Publicar dos endereços onde os REA podem ser consultados;
  • Indicar dos critérios, explicitados e fundamentados sinteticamente, que presidiram na escolha dos recursos; 
  • Indicar as adaptações aos REA (caso se aplique e estas sejam permitidas);
  • Planificação da atividade aplicando os REA escolhidos

Os Recursos escolhidos são:

  • 1º REA - Topologias de Rede/ Dispositivos Concentradores

  • 2º REA - CompTIA - Topologias de Redes 
https://www.youtube.com/watch?v=ErMo4OacERo


Critérios de Seleção

A escolha da temática dos REA recaíram sobre a minha área profissional – Informática.
Ambos os recursos apresentam uma linguagem acessível, abordando o tema de uma forma bastante dinâmica e interativa, tendo início num vídeo, passando por uma apresentação mais expositiva dos conteúdos, dando lugar à reflexão e debate, culminando num exercício interativo, como forma de consolidar e avaliar os conteúdos apresentados.

  • 1º REA
http://r21.ccems.pt/RECURSOS/CURSOSPROFISSIONAIS/tabid/249/language/pt-PT/Default.aspx

O autor do Powerpoint, explica de forma simples e bastante esclarecedora as várias topologias de rede existentes, assim como elabora a relação vantagens e desvantagens da utilização de cada uma.



Apresentação PowerPoint sobre "Topologias das Redes"

Utiliza uma linguagem científica correta, e ao mesmo tempo adequada à facha etária (ensino secundário). Para além da apresentação, o exercício interativo de consolidação dos conteúdos também é adequado.


Imagem da Aplicação "Exercísio3.htm"

Apesar de não conseguirmos alterar o exercício interativo, a apresentação em powerpoint é de acesso livre, no sentido em que podemos sempre remixar o conteúdo.
Em termos de acesso, este recurso encontrasse num repositório que necessita de registo para ser acedido, contudo, tratasse de um repositório com materiais fornecidos e revistos por educadores de cada área específica.
Estes são Recursos Educacinais Abertos com licença Creative Commons.

  • 2º REA


Este vídeo é bastante acessível e completo. Aborda com detalhe as topologias de redes de computadores e as suas finalidades. É um recurso reutilizável, na medida em que podemos visualizar o vídeo sempre que queiramos.
O Vídeo encontrasse no Youtube, e é muito completo relativamente à temática em questão.
Em termos de licenciamento, este vídeo não está licenciado com Creative Commons.


Adaptações aos REA escolhidos


No que concerne a adaptações dos recursos escolhidos, poderíamos acrescentar conteúdos à apresentação powerpoint que são abordados no vídeo, para que esta pudesse ficar um pouco mais completa, assim como poderíamos melhorar o exercício interativo de consolidação dos conteúdos, com alguns aspetos abordados no vídeo, assim como fazer uma melhoria na interface do exercício.


Planificação da atividade proposta


Esta é uma atividade a realizar numa aula de 90 minutos.

Objetivos

  • Identificar e definir as diferentes topologias de redes;
  • Identificar as vantagens e desvantagens de cada topologia de redes.

Conteúdos

  • Topologias de redes

Público alvo

  • Alunos do ensino secundário/profissional

Estratégias/Atividades

  • Visionamento do Vídeo do youtibe https://www.youtube.com/watch?v=ErMo4OacERo
  • Debate dos assuntos apresentados tendo como auxílio a apresentação Powerpoint;
  • Exercício interativo de consolidação doc conteúdos lecionados.

Recursos

  • Computador com acesso à internet
  • Projetor multimédia
  • Os REA’s indicados



Avaliação

A avaliação é feita através da realização do 2º REA - exercício interativo de consolidação dos conteúdos, assim como na observação direta dos alunos realizada durante a aula. 

15 comentários:

  1. Parece-me importante também a partilha de recursos que embora não sejam da nossa área cientifica como o caso do que referes na fonte 3 mas que são igualmente relevantes e podem mesmo catapultar-nos para outras coordenadas que nos possam ser úteis no caminho que trilhamos. Lembro-me de passar por um do género onde a valência era a matemática e confesso que o estive para referir mas vou optar por um outro como terceira escolha. Abraço. Anrónio

    ResponderEliminar
  2. Olá António,

    Obrigado pelo comentário ;)

    É verdade...

    Depois de mergulharmos profundamente na pesquisa de REA's vemos que existem materiais de grande qualidade. Este pareceu-me muito bem conseguido, mesmo por ser específico. Gosto de sites direccionados apenas para uma área como é o caso da fonte n.º3. Com mais calma vou ver se encontro alguma repositório dentro da minha área científica.

    Abr@ço :D
    AnaToscano

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana, gostei muito dos repositórios que apresentas aqui, pois dá para ver que eles estão bem estruturados. Fiquei muito impressionada com a variedade de material que os REAs estão a disponibilizar em diferentes áreas e com a facilidade de acesso a estes repositórios. Isto mostra que o conhecimento esta a ser cada vez mais descentralizado.

    Abraços,
    Sónia.

    ResponderEliminar
  4. Olá Sónia,

    De facto a descentralização do conhecimento é um elemento fundamental para a proliferação do conhecimento. Estes repositórios licenciados com CC permitem a reutilização de saberes para a criação de novos saberes.

    Abraços

    AnaToscano

    ResponderEliminar
  5. Olá, Ana! Eu já conhecia esses repositórios. Eles são muito bons, bem organizados e de fácil consulta. Os professores da escola onde trabalho utilizam muito a Escola Digital.
    Abraços
    Eliane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Eliane,

      A Escola Digital é muito utilizada pelos colegas docentes também aqui em Portugal.

      Abraço
      AnaToscano

      Eliminar
  6. Olá, Ana!
    Muito interessantes as suas sugestões! Adorei a Casa das Ciências. Que espaço lindo e cheio de novidades. Fiquei imaginando trabalhar com temas encontrados lá.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Aparecida :D

      Esta partilha é sem duvida de extrema importância para a criação de uma inteligência colectiva.
      Obrigado pelo comentário :D

      Beijo grande
      AnaToscano

      Eliminar
  7. Olá Ana,
    Escolhi um recurso da escola digital para analisar. Estou encantada com o repositório.
    Boa dica para educadores,com certeza vou utiliizá - lo a partir de agora.
    Um grande abraço,
    Renata

    ResponderEliminar
  8. Olá, Ana.
    Os REAs indicados são interessantes. Gostei das tuas estratégias de atividades.
    A interação aqui realizada nos oferece boas ideias para criar novos REAs.
    Grande abraço.
    Aparecida Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Aparecida,

      Obrigado pelo comentário :)
      Ao contrário do que se possa pensar, a partilha é de facto o caminho a seguir. Para quê trancar a sete chaves os materiais que produzimos, não é!
      Esta mini aplicação interativa torna a aprendizagem mais interessante para o aluno, possibilitando dar uma aula diferente daquela que estão habituados. É aí que a utilização das Novas Tecnologias entra.

      Um grade abraço
      AnaToscano

      Eliminar
  9. Olá Ana
    Tal como a Aparecida, gostei da Casa das Ciências já guardei o link no Diigo pois nunca se sabe quando vou precisar.
    Tmabém gostei do seu plano de aula. Por acaso é professora?

    Um abraço
    António

    ResponderEliminar
  10. Olá António,

    Obrigado pelo comentário :)
    Sim. Sou professora de Informática e dou aulas a cursos profissionais na área das tecnologias. Nesta profissão, a partilha é algo que deve ser tomada como prática habitual. Contudo ainda existem muitos colegas que não são muito adeptos da modalidade :)
    Mas julgo que com o tempo as mentalidades alteram e começam a ver o lado positivo. Ainda há um longo caminho a percorrer.

    Abraço
    AnaToscano

    ResponderEliminar
  11. Olá Ana!
    Gostei do seu trabalho e concordo com o que disse, infelizmente parece-me, também, que na nossa área há muita falta de partilha de materiais entre colegas. Quem sabe o "r21" possa ser uma forma de aprofundar este campo.
    Abraço,
    Lúcia

    ResponderEliminar
  12. Olá Ana,
    Gostei dos teus repositórios, eles são muito interessantes, principalmente a casa das ciências e a escola digital. Obrigada pela partilha.

    Abraços

    Paula

    ResponderEliminar